FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 18.02.19 | 08h41
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Navio da Marinha portuguesa parte segunda-feira para missão no Golfo da Guiné e costa ocidental africana


17-08-2018

O navio patrulha oceânico da Marinha portuguesa, “Viana do Castelo”, larga na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, da Base Naval de Lisboa, em direção à costa ocidental africana, iniciando uma missão no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa MAR ABERTO 2018.

Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 29 de outubro, o navio navegará cerca de 10.000 milhas náuticas, visitando a República de Angola, a República Democrática de São Tomé e Príncipe, a República da Costa do Marfim e a República de Cabo-Verde.

Durante a permanência nos referidos países, o navio desenvolverá ações no âmbito dos acordos de cooperação bilateral com as Marinhas dos países amigos, em matérias tão diversas como a vigilância, patrulhamento marítimo e segurança marítima, bem como outras ações de apoio à política externa do Estado e a promoção da indústria da base tecnológica de Defesa Nacional junto dos países visitados.

Atualmente, o navio tem embarcado 53 militares, incluindo o Comandante da Unidade de Tarefa - capitão-de-mar-e-guerra Noronha Bragança, a Comandante do navio, capitão-tenente Vânia Filipa Carvalho, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

A missão do navio à costa ocidental africana vai permitir efetuar o transporte de diverso material em apoio a entidades e organismos sediados nesses países, iniciando com uma escala em São Tomé e Príncipe, onde assume especial importância o apoio logístico ao navio patrulha “Zaire” que se encontra em missão de longa duração desde 3 de janeiro de 2018, no âmbito da capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Nota: O navio larga às 9h00 de segunda-feira, dia 20 de agosto. Os órgãos de comunicação social que pretendam assistir à partida do navio, deverão confirmar a sua presença até às 16h00 do dia 19 de agosto, para marinha.rp@marinha.pt.

Tenente Carla Morais – 919 893 878

Tenente Patrícia Espanhol – 912 552 320

Top