FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Sexta-feira, 16.11.18 | 14h26
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Navio da Marinha portuguesa parte segunda-feira para missão no Golfo da Guiné e costa ocidental africana


17-08-2018

O navio patrulha oceânico da Marinha portuguesa, “Viana do Castelo”, larga na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, da Base Naval de Lisboa, em direção à costa ocidental africana, iniciando uma missão no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa MAR ABERTO 2018.

Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 29 de outubro, o navio navegará cerca de 10.000 milhas náuticas, visitando a República de Angola, a República Democrática de São Tomé e Príncipe, a República da Costa do Marfim e a República de Cabo-Verde.

Durante a permanência nos referidos países, o navio desenvolverá ações no âmbito dos acordos de cooperação bilateral com as Marinhas dos países amigos, em matérias tão diversas como a vigilância, patrulhamento marítimo e segurança marítima, bem como outras ações de apoio à política externa do Estado e a promoção da indústria da base tecnológica de Defesa Nacional junto dos países visitados.

Atualmente, o navio tem embarcado 53 militares, incluindo o Comandante da Unidade de Tarefa - capitão-de-mar-e-guerra Noronha Bragança, a Comandante do navio, capitão-tenente Vânia Filipa Carvalho, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

A missão do navio à costa ocidental africana vai permitir efetuar o transporte de diverso material em apoio a entidades e organismos sediados nesses países, iniciando com uma escala em São Tomé e Príncipe, onde assume especial importância o apoio logístico ao navio patrulha “Zaire” que se encontra em missão de longa duração desde 3 de janeiro de 2018, no âmbito da capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Nota: O navio larga às 9h00 de segunda-feira, dia 20 de agosto. Os órgãos de comunicação social que pretendam assistir à partida do navio, deverão confirmar a sua presença até às 16h00 do dia 19 de agosto, para marinha.rp@marinha.pt.

Tenente Carla Morais – 919 893 878

Tenente Patrícia Espanhol – 912 552 320

Top