FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 18.02.19 | 08h18
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Convite aos OCS: Novo contingente português parte hoje para a República Centro-Africana


5-09-2018

Um contingente de 119 militares, na sua maioria paraquedistas do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército, e que inclui 3 militares da Força Aérea, parte hoje, dia 5 de setembro, para  missão ao serviço das Nações Unidas para a estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA - Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana).

Este contingente irá juntar-se a um destacamento avançado de 40 militares que já se encontram no terreno. Constitui-se, assim, a 4ª Força Nacional Destacada Conjunta neste teatro de operações, que vai integrar esta missão durante seis meses.

O aprontamento destes militares foi efetuado pelo Regimento de Infantaria n.º 10 do Exército, em São Jacinto - Aveiro, e teve uma duração de cerca de 6 meses. 

A Força Nacional Destacada Conjunta constitui-se como Força de Reação Rápida da componente militar da MINUSCA e executa as missões atribuídas pelo Comandante Militar desta, no âmbito das operações de apoio à paz em qualquer região da área de operações do país, a partir da sua base operacional principal na capital, em Bangui, a fim de contribuir para a estabilização, segurança e controlo do território da República Centro-Africana.

Amanhã,  dia 6 de setembro, à tarde, regressa da mesma missão a 3ª Força Nacional Destacada Conjunta com 159 militares (156 do Exército e 3 da Força Aérea), que se encontram no terreno desde o dia 5 de março de 2018 e terminam agora os 6 meses de permanência neste teatro de operações.

 

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estar presentes na partida dos militares, que terá lugar hoje, dia 5 de setembro, às 23h00, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, Figo Maduro, Lisboa. 

Solicita-se confirmação de presença até às 19h00 de hoje, dia 5 de setembro, para: 

Comandante Pedro Coelho Dias: portavoz@emgfa.pt | tlm.: 966 226 463

Tenente Ivo Serôdio: emgfa_rp@emgfa.pt | tlm.: 910 305 331

Hora limite de chegada: 22h30

Top