FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 18.07.19 | 05h51
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista


8-01-2019

Os 30 militares do Exército que integram o 8º Contingente Nacional na operação no Iraque, em missão de apoio da formação e treino das Forças Armadas iraquianas, participaram, no dia 5 de janeiro, num exercício de treino conjunto de reação a um ataque por elementos terroristas.

Os militares portugueses, em missão na base Base Grán Capitán em Besmayah têm como missão primária o treino das Forças de Segurança iraquianas, no entanto mantêm em vigor os procedimentos técnicos e táticos para reagir perante a ameaças críticas passíveis de ocorrerem neste teatro de operações.

Este tipo de ações serve para testar os procedimentos de resposta e melhorar a interoperabilidade das forças da coligação internacional que treinam e operam em conjunto.

O exercício, que envolveu a equipa de formadores portugueses e a unidade espanhola de proteção da “Força-tarefa Besmayah”, decorreu com sucesso, tendo sido supervisionada pelo General espanhol Carlos Prada Larrea, que assistiu no terreno à reação célere de todos os intervenientes na segurança e proteção da equipa de formadores da coligação internacional.

O contingente nacional partilha o campus de treino com uma força espanhola, também destacada para o efeito na Base Grán Capitán, campus esse construído e liderado por Espanha a cerca de 50 quilómetros de Bagdade.

Recorda-se que Portugal integra a operação “Inherent Resolve” desde 2015 na designada Coligação Internacional, coligação de países formada para apoio à Organização das Nações Unidas e em resposta ao apelo das autoridades do Iraque, apoiando a formação e treino das Forças Armadas iraquianas e, desta forma, contribuindo para a paz e segurança internacionais e, em particular, para a estabilidade daquela região.

A Força Nacional Destacada em missão no Iraque é composta por 32 militares do Exército português (30 militares com missão de formação, um oficial de ligação em Bagdade no comando da Coligação Internacional liderada pelos EUA e um outro numa base militar americana no Kuwait).

Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista2 - 2726
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista3 - 2727
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista4 - 2728
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista5 - 2729
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista6 - 2730
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista7 - 2731
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista8 - 2732
Exercício conjunto no Iraque treina reação a ataque terrorista9 - 2733

Top