FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 18.02.19 | 08h20
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde


4-02-2019

A fragata “Álvares Cabral”, da Marinha portuguesa, entregou, no dia 1 de fevereiro, quatro viaturas e armamento diverso à Guarda Costeira de Cabo Verde, oferecidas pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no âmbito do acordo de Cooperação Trilateral no Domínio da Defesa entre Cabo Verde, Luxemburgo e Portugal.

O acordo de Cooperação Trilateral no Domínio da Defesa entre Cabo Verde, Luxemburgo e Portugal foi celebrado na cidade da Praia (Ilha de Santiago), em 6 de agosto de 2018, pelos Ministros da Defesa dos três países. Este tem como principal objetivo o desenvolvimento de projetos tripartidos que visam a diminuição da instabilidade no domínio da Defesa, da segurança marítima e da formação de Cabo Verde, promovendo a segurança marítima no Atlântico, através da proteção das linhas de comunicação essenciais ao comércio marítimo internacional e o combate às atividades ilícitas praticadas no mar, em particular a pirataria marítima e assaltos à mão armada dentro do mar territorial, o tráfico de drogas e a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

A entrega teve lugar numa cerimónia que se realizou no porto de Mindelo, presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa da República de Cabo Verde, Dr. Luís Filipe Tavares, contando com a presença da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde e da Encarregada de Negócios do Grão-Ducado do Luxemburgo.

Em declarações públicas na cerimónia, a embaixadora de Portugal na República de Cabo Verde, Dra. Helena Paiva, reconheceu a importância do posicionamento estratégico de Cabo Verde e congratulou-se com entrega deste equipamento oferecido pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, representando mais um passo para o sucesso e consolidação do acordo tripartido celebrado entre os três países. Ressalvou ainda o significado desta doação e o que esta representa para Cabo Verde e para as suas Forças Armadas, nomeadamente a sua Guarda Costeira, entidade à qual compete preservar o espaço marítimo nacional.

Afirmou ainda a importância da “…segurança na sua Zona Económica Exclusiva e dos seus valiosos recursos…” e que “…o transporte destes equipamentos a bordo da fragata da Marinha portuguesa “Álvares Cabral”, representa o contributo de Portugal, igualmente valioso, para esta causa que é de todos”.

Integrada na missão Iniciativa Mar Aberto 2019, a fragata portuguesa largou de Lisboa a 22 de janeiro de 2019 e o seu empenhamento na costa ocidental africana será por um período de dois meses e meio. Esta missão visa contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné, com especial ênfase junto dos países de língua oficial portuguesa, em matéria de segurança marítima e no apoio ao combate às atividades ilícitas no mar.

Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde2 - 2800
Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde3 - 2801
Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde4 - 2802
Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde5 - 2803
Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde6 - 2804
Fragata da Marinha portuguesa entrega viaturas e armamento à Guarda Costeira de Cabo Verde7 - 2805

Top