FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 25.03.19 | 10h08
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Forças Armadas portuguesas e espanholas em exercício de comunicações e sistemas de informação


1-03-2019

Quinze militares portugueses dos três ramos das Forças Armadas estiveram até hoje, dia 1 de março, em Madrid, a realizar um exercício de interoperabilidade ao nível das comunicações e sistemas de informação (CSI), com vista a garantir o devido uso da capacidade militar de Comando e Controlo em exercícios e eventuais operações combinadas entre as Forças Armadas portuguesas e espanholas.

Este exercício conjunto (com militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea) e combinado (entre Forças Armadas aliadas), coorganizado entre Espanha e Portugal, denomina-se de “Validación, Verificación y Confirmación Nacional – Federated Mission Networking 2019 (V2CN FMN 2019)” e decorreu na região de Madrid, Espanha, desde o dia 14 de fevereiro.

Esta é a 2ª edição deste exercício e conta com a participação de 60 elementos, entre portugueses e espanhóis, que estão a operar 5 módulos autónomos de CSI, efetuando mais de 3200 testes de conetividade e interoperabilidade. No final será possível a ambos os países partilhar informação, utilizando os seus próprios recursos, tanto através de diversas ferramentas de produtividade e colaboração, como de ferramentas próprias de utilização operacional que permitem ter um panorama em tempo real da situação num teatro de operações simulado.

O V2CN enquadra-se na necessidade de Portugal, juntamente com outro aliado, de testar e validar procedimentos na implementação de CSI em ambiente federado, em antecipação a um evento de confirmação da conformidade tecnológica, processual e procedimental NATO.

A “Federated Mission Networking (FMN)” é uma iniciativa NATO que pretende trazer a tão desejada interoperabilidade de sistemas de informação, entre países Nato e entre entidades passíveis de colaborarem em operações de Coligação, desde o primeiro dia de uma operação NATO.

A FMN é fruto das lições apreendidas das Operações Endurance Freedom e ISAF, no Afeganistão, que despertou a consciência de que a interoperabilidade não passa somente pela uniformização tecnológica, mas também pela uniformização de processos e pelo treino padronizado dos militares. Esta interoperabilidade possibilita a partilha de informação entre entidades distintas, i.e., em ambientes federados, permitindo panoramas operacionais únicos e disponibilizando ferramentas de Comando e Controlo que permitam o uso eficiente de recursos e a perda de vidas nos campos de batalha.

Ao promover a interoperabilidade, nivelando a tecnologia e reduzindo custos através da federação de sistemas, a NATO e as Forças de Coligação tornam-se assim mais ágeis e resilientes na reação aos cenários internacionais emergentes.

O enquadramento da FMN passa pelos requisitos, especificações, normas, tecnologias, procedimentos, instruções e arquiteturas, em constante evolução, que possam ser utilizadas em todo o tipo de treinos, exercícios e operações militares. O seu lema representa claramente o seu intuito: Federar para Partilhar, Partilhar para Vencer.

A delegação portuguesa é constituída por 15 elementos, 2 militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 4 da Marinha, 4 do Exército e 5 da Força Aérea. Esta equipa multidisciplinar é proveniente das componentes técnicas e operacionais, onde administram e operam diariamente os sistemas de comunicações e de informação das Forças Armadas portuguesas.

Forças Armadas portuguesas e espanholas em exercício de comunicações e sistemas de informação2 - 2872
Forças Armadas portuguesas e espanholas em exercício de comunicações e sistemas de informação3 - 2873
Forças Armadas portuguesas e espanholas em exercício de comunicações e sistemas de informação4 - 2874

Top