FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 25.03.19 | 10h06
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Convite aos OCS: Paraquedistas regressam a Portugal e Comandos assumem missão na República Centro-Africana


8-03-2019

Na próxima segunda-feira, dia 11 de março, ocorrerá a rotação da Força Nacional Destacada ao serviço das Nações Unidas na República Centro-Africana.

Os contingentes nacionais em missão no país são constituídos essencialmente por tropas especiais do Exército português, sendo a Força que regressa a Portugal maioritariamente composta por Paraquedistas do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista de Aveiro e, a Força que parte, maioritariamente composta por Comandos. Ambas as Forças, de 180 militares cada, integram militares de outras unidades do Exército e ainda três controladores aéreos avançados da Força Aérea.

Do empenhamento da Força Nacional Destacada que agora regressa, destaca-se a realização de duas operações militares de grande envergadura, conduzidas sob égide das Nações Unidas, que implicou a projeção durante 65 dias dos militares portugueses para Bambari, região situada a 400 km da capital Bangui.

Destas operações, resultaram onze ações de contacto com grupos armados, sendo que, cinco resultaram de ações de combate planeadas e executadas pelos capacetes azuis portugueses para proteger civis inocentes, bem como para repelir os grupos armados da cidade de Bambari. Os restantes incidentes foram resultado de reações a flagelações ou emboscadas. No final foram contabilizadas mais de 70 horas em ações de combate de alta intensidade.

A quinta Força Nacional Destacada neste país constituir-se-á, à semelhança das anteriores Forças, como Força de Reação Rápida da componente militar da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), no âmbito das operações de apoio à paz em qualquer região do país, a fim de contribuir para a estabilização, segurança e controlo do território da República Centro-Africana.

 

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estar presentes tanto na partida como na receção aos militares portugueses, que terá lugar no dia 11 de março, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, Figo Maduro, Lisboa, nos seguintes horários:

- 06h15 – cerimónia de despedida da 5ª Força Nacional Destacada na RCA, maioritariamente composta por Comandos
Hora limite de chegada: 06h00

- 00h30 (NOVA HORA) Chegada da 4ª Força Nacional Destacada na RCA, maioritariamente composta por Paraquedistas
Hora limite de chegada: 00h00

Para efeitos de acreditação, solicita-se confirmação de presença até às 18h00 do dia 10 de março, para:
- Comandante Pedro Coelho Dias, Porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas: Tel.: 966 226 463
ou
- Tenente Ivo Serôdio: Tel.: 910 305 331
emgfa_rp@emgfa.pt    

Top