FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 26.05.19 | 16h42
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Regressam hoje da Polónia quatro F16 após dois meses de missão


3-05-2019

Despediram-se hoje da cidade de Malbork, Polónia, a Força Nacional Destacada composta por quatro aeronaves F16 MLU e respetivo destacamento de 55 militares da Força Aérea portuguesa, que operaram sob égide da NATO no âmbito das medidas de tranquilização do flanco Leste da Aliança.

Durante os dois meses de missão foram efetuadas mais de 350 horas de voo de treino operacional no âmbito das medidas de tranquilização na região. Exercitou-se uma força multidisciplinar nas várias vertentes do emprego do poder aéreo, foram efetuadas missões de treino ar-ar e ar-chão em apoio a diversas forças multinacionais destacadas na região.

Os militares portugueses exercitaram as capacidades operacionais dos seus pilotos de combate, que tiveram contacto com cenários de treino real, próximos do que é espectável encontrar em zonas de conflito, bem como a interoperabilidade com forças de 15 nações NATO aliadas ou parceiras, destacadas n região, voando no espaço aéreo de 5 países do Báltico (Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia e Suécia).

Em terra, esta Força Nacional Destacada promoveu ainda em paralelo, ações de solidariedade direcionadas a instituições de integração de jovens carenciados e órfãos. Estas ações de solidariedade, reveladoras do que é o espírito português, só foram possíveis graças ao voluntarismo dos militares portugueses, que aderiram ao desafio com natural e genuína vontade de ajudar.

Nestes dois meses de operação, sempre pautados pela excelência e profissionalismo dos militares nacionais, merece nota de destaque o reconhecimento das autoridades polacas, que fizeram rasgados elogios ao desempenho operacional dos militares da Força Aérea Portuguesa.

Regressam hoje da Polónia quatro F16 após dois meses de missão2 - 3029
Regressam hoje da Polónia quatro F16 após dois meses de missão3 - 3030
Regressam hoje da Polónia quatro F16 após dois meses de missão4 - 3031
Regressam hoje da Polónia quatro F16 após dois meses de missão5 - 3032

 

 

Top