FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 20.06.19 | 06h27
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Convite OCS: Rotação de militares em missão no Afeganistão


24-05-2019

Partem este domingo para o Afeganistão 78 militares do Exército português que se juntarão aos 126 que já se encontram naquele teatro de operações. Estes 204 militares, todos do Exército, constituirão a 3ª Força Nacional Destacada a integrar a missão da NATO “Resolute Support” durante os próximos seis meses.

Estes militares compõem quatro equipas em missão, nomeadamente a Força de Reação Rápida, o Destacamento de apoio, a equipa de assessoria para a Escola de Artilharia do Exército afegão e a equipa de aconselhamento de Operações Especiais.

Portugal participa desde 2015 nesta missão, sendo que em 2018 a participação nacional neste teatro de operações aumentou, com a presença de uma Companhia de Proteção de Força do Exército português para desempenhar a missão de proteção do aeroporto internacional de Cabul. 

A missão é atualmente comandada pelo General Austin Scott Miller, do exército norte-americano, e conta com 39 nações e um contingente total de mais de 16.000 pessoas no terreno, entre militares e civis, que estão envolvidas em missões de treino, aconselhamento e assistência, com o objetivo de construir um futuro mais seguro para o Afeganistão. 

Na segunda-feira de madrugada regressam ao território nacional os militares que constituíram a 2ª Força Nacional Destacada.

 

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes em ambas as cerimónias, de partida e receção aos militares do Exército português em missão no Afeganistão:

1.   Cerimónia de partida no Aeródromo de Trânsito N.º 1 de Figo Maduro – Domingo, 26 de maio, às 08h00 (Hora limite de chegada: 07h30).

2.   Cerimónia de chegada no Aeródromo de Trânsito N.º 1 de Figo Maduro– Segunda-feira, 27 de maio, às 11h00 (Hora limite de chegada: 10h30).

 

Para efeitos de acreditação, solicita-se confirmação de presença até às 18h00 de sábado, dia 25 de maio, para: 

Estado-Maior General das Forças Armadas:

- Tenente Ivo Serôdio: Tel.: 910 305 331  |  emgfa_rp@emgfa.pt

 

Top