FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 18.07.19 | 06h13
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Convite OCS: Fuzileiros partem esta segunda-feira para 3 meses de missão na Lituânia


27-06-2019

Uma Força de Fuzileiros da Marinha Portuguesa parte na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, para a Lituânia, onde irá permanecer nos próximos três meses, no quadro das medidas de tranquilização da NATO naquele território.

A Força inclui uma equipa de Mergulhadores da Armada, num total de 146 militares (140 Fuzileiros e 6 Mergulhadores). Destes, 134 militares partem na segunda-feira, para se juntar a um destacamento avançado de 12 militares que já se encontra no teatro de operações.

Pela primeira vez que uma equipa de mergulhadores integrará esta missão, dando à Força a valência de inativação de engenhos explosivos, guerra de minas e apoio a operações anfíbias.

Este é o segundo ano em que uma Força tão significativa, integralmente gerada e aprontada pela Marinha, irá operar num teatro Europeu e que será projetada para Klaipėda, na Lituânia, por mar e ar.

Durante os próximos três meses, os militares portugueses vão treinar com a Marinha da Lituânia e com o “Dragoon Battalion” do Exército Lituano, em operações anfíbias e operações terrestres.

No âmbito dos compromissos internacionais, Portugal participa nesta missão com o objetivo de contribuir para o esforço coletivo da NATO, no quadro de um conjunto de atividades militares, realizadas nos territórios da Europa central e de Leste, no sentido de reforçar a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças.

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes na cerimónia de partida dos militares portugueses, que terá lugar no Aeródromo de Trânsito N.º 1 de Figo Maduro, em Lisboa, na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, às 10h30.

Para efeitos de acreditação, solicita-se confirmação de presença até às 15h00 de domingo, dia 30 de junho, para: 
- Comandante Pedro Coelho Dias, Porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas: Tel.: 966 226 463
- Tenente Ivo Serôdio: Tel.: 910 305 331
emgfa_rp@emgfa.pt

Hora limite de chegada: 09h30

Top