FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 18.07.19 | 05h57
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Convite OCS: 43 militares regressam esta terça-feira de missão de treino na República Centro-Africana


8-07-2019

Uma Força composta por 42 militares dos três ramos das Forças Armadas regressa esta terça-feira, dia 9 de julho, após cerca de seis meses integrados na Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana.

Regressa igualmente o Major-General Hermínio Maio, do Exército Português, que, desde janeiro de 2018, comandou esta missão da União Europeia, que reúne atualmente 12 Nações. Neste período foram formados dois Batalhões de Infantaria Territorial e um Batalhão Anfíbio das Forças Armadas Centro-africanas (FACA), num total de 1233 militares.

Os militares portugueses participaram igualmente em dois projetos-piloto que contribuíram para integrar mais de 200 ex-rebeldes dos grupos armados nas FACA e ministraram cursos a cerca de 550 especialistas em diversas áreas, como o socorrismo de combate, logística, liderança, tiro de combate, entre outras.

Como resultado do apoio na formação e treino pelos militares portugueses que se encontram na República Centro-Africana, as FACA têm atualmente mais de 1400 militares em operações fora da Capital.

A Missão de Treino da União Europeia tem por objetivo a reforma do setor da defesa na República Centro-Africana para a modernização, a eficácia e a responsabilização democrática das Forças Armadas Centro-Africanas. Teve o seu início em julho de 2016 e já formou mais de 4000 homens e mulheres das FACA.

O comando desta missão passa agora para França.

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes na cerimónia de receção aos militares portugueses, que terá lugar no Aeródromo de Trânsito N.º 1 de Figo Maduro, em Lisboa, amanhã, terça-feira, dia 9 de julho, às 19h30.

Para efeitos de acreditação, solicita-se confirmação de presença até às 14h00 de terça-feira, dia 9 de julho, para:

- Comandante Pedro Santos Serafim, Porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas - Tel.: 966 226 463

- Tenente Ivo Serôdio - Tel.: 910 305 331

emgfa_rp@emgfa.pt

Hora limite de chegada: 19h00

Top