FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 18.07.19 | 05h55
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Convite OCS: Fragata “Corte-Real” regressa de exercício de cooperação com o Reino de Marrocos


11-07-2019

A fragata “Corte-Real”, da Marinha Portuguesa regressa este sábado, dia 13 de julho, após participação no exercício “Multi Cooperative 2019”, no âmbito da ativação da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR), que decorreu ao largo de Marrocos.

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Professora Doutora Ana Santos Pinto, irá receber a fragata portuguesa, embarcando no navio entre o cais do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) do Porto de Lisboa e a Base Naval de Lisboa, acompanhada pelo Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante Novo Palma, e pelo Comandante Naval, Vice-almirante Gouveia e Melo.

Este exercício, que decorreu nos dias 4 e 5 de julho, visou a cooperação multilateral da EUROMARFOR com o Reino de Marrocos e envolveu ainda as fragatas “Victoria”, da Marinha Espanhola, e “Tarik Ben Ziyad”, da Marinha Marroquina.

A Força naval realizou um vasto conjunto de exercícios, com o objetivo de consolidar a cooperação e interoperabilidade entre a Marinha Real Marroquina e as Marinhas dos países constituintes da EUROMARFOR, no domínio da Segurança Marítima.

Entre os dias 1 e 3 de julho, a Força esteve atracada em Casablanca, período durante o qual, juntamente com os dois navios que participaram no exercício, desenvolveu diversas ações de treino, no âmbito das operações de interdição marítima (embargo), operações de busca e salvamento, mergulho, técnicas de proteção de navios contra ameaças assimétricas e ataques terroristas, assistência médica e técnicas de controlo de avarias.

Portugal assumiu a 19 de setembro de 2017, por um período de dois anos, o comando rotativo da EUROMARFOR, atualmente comandada pelo Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval da Marinha Portuguesa. Esta Força Marítima Europeia é ativada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias, podendo, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para atuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção e restabelecimento da paz e de combate em gestão de crises.

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a embarcarem na fragata Corte-Real, no dia 13 de julho, às 09h30, para acompanharem o regresso do navio à Base Naval de Lisboa.

Local de embarque: cais do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) do Porto de Lisboa

(os acessos ao recinto do VTS estão alterados devido à realização do festival NOS Alive, com desvio do trânsito na portaria de pedrouços, circulação por corredor criado no interior do recinto, viragem à esquerda no final em direção ao restaurante “La Siesta” e entrada no primeiro portão (Caminho terra batida). Pela CRIL, o acesso é o mesmo em direção ao restaurante “La Siesta”. Convirá referir que o seu destino é a torre VTS, para participação em cerimónia oficial, caso sejam questionados em qualquer, dos muitos, pontos de controlo).

Hora limite de chegada: 09h15

Solicita-se confirmação de presença até amanhã, dia 12 de julho, para o Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas da Marinha:

Email: marinha.rp@marinha.pt

Tel.:    
Tenente Carla Morais - 919 893 878
Tenente Patrícia Espanhol - 912 552 320

Top