FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 18.02.19 | 08h20
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Exercício FELINO 2010


18-03-2011

Está a decorrer nas instalações da Brigada das Forças Especiais de Angola, a 50 km a Sul de Cabo Ledo, o "Exercício Felino 2010".

O exercício, que termina a 28 de Março, insere-se na serie de Exercícios Militares Conjuntos e Combinados, desenvolvidos no âmbito da cooperação técnico-militar com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, têm a finalidade de permitir a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados Membros da CPLP e o treino para o emprego das mesmas em operações de paz e de assistência humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas, respeitadas as legislações nacionais.

Militares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, participam neste exercício, com vista a treiná-las para o melhoramento da sua eficiência, no planeamento, comando, controlo e na conduta de missões de ajuda humanitária, manutenção de paz, busca e salvamento.

"O cenário do exercício "Felino 2011", que acontece na região de Cabo Ledo, é fictício e vai simular uma situação de crise humanitária com implicações de segurança, num ambiente permissivo, empregando dados geográficos reais do país.

Histórico

A necessidade da realização do Exercício Felino decorreu da I Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, realizada de 20 a 21 de Julho de 1998, durante a qual houve unanimidade dos mesmos para a realização de exercícios militares para o treino e preparação de unidades aptas para participação em Operações Humanitárias e de Apoio à Paz. Em Maio de 1999 decorreu em Luanda a I Reunião da Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas (CEMGFA) da CPLP, foi feita a proposta de Portugal de fazer exercícios militares anuais de Operações de Paz e Ajuda Humanitária.

Em 2000, na II Reunião dos CEMGFA, em Lisboa/Portugal, a manobra recebeu o nome de Exercício Felino.

Portugal foi o primeiro país a acolher o Exercício Felino, em 2000, na região de Lamego, no formato com tropas no terreno. Contou com o concurso de militares de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S.Tomé e Príncipe e Portugal. O Brasil participou como observador.

 

EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Top