FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 20.06.19 | 06h39
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

EU - EUTM RCA (European Union Training Mission - República Centro-Africana RCA)


EUTM RCA3 - 3118

 

ENQUADRAMENTO

A República Centro-Africana (RCA) é um país que, como o próprio nome indica, se localiza no centro do continente africano e que tem sido sujeito a uma grande instabilidade desde os anos 60. As últimas décadas foram marcadas pela violência generalizada e inconstância política, manifestada em sucessivos golpes de estado e governos temporários, o que levou ao agravamento das condições socioeconómicas e de insegurança da população centro-africana, provocando um elevado número de deslocados e de refugiados.

A União Europeia (UE) projetou para o país a European Force RCA (EUFOR RCA), em fevereiro de 2014, seguida de uma Força das Nações Unidas (MINUSCA), em abril do mesmo ano, com o objetivo de garantir condições mínimas de segurança para a população e permitir o auxílio humanitário.

Após a EUFOR RCA e a MINUSCA terem garantido as condições necessárias para prosseguir os trabalhos de estabilização, foi decidido implantar, em sua substituição, a partir de 19 de janeiro de 2015, uma missão de aconselhamento denominada European Union Military Advisory Mission RCA (EUMAM RCA). Esta foi, depois substituída, em 16 de julho de 2016, pela European Union Training Mission RCA (EUTM RCA). 

 

 MISSÃO

A EUTM RCA é constituída por um Mission Headquarters e três Pillars que materializam o produto do trabalho realizado junto do Governo e das Forças Armadas Centroafricanas (FACA): 

- Strategic Advice Pillar com a finalidade de providenciar aconselhamento estratégico ao Ministério da Defesa, ao Ministério do Interior e ao Estado-Maior-General das FACA, assim como desenvolver a legislação militar; 

- Education Pillar para criar o sistema de educação e formar Quadros e Especialistas das FACA;

- Operational Training Pillar para criar o programa de treino a adotar pelas FACA e treinar as unidades militares do encargo operacional (treino individual e coletivo até ao nível Batalhão).

EUTM RCA2 - 3117 

 

A EUTM RCA conta atualmente com 12 nações, 8 membros da UE e 4 não pertencentes à UE. Em janeiro de 2019 o Brasil aderiu à missão com 3 Oficiais integrados no Contingente Português. O atual mandato da EUTM RCA é válido até setembro de 2020.

Portugal, através do Major-General Herminio Maio, assumiu o comando da EUTM RCA durante 3 rotações/semestres, de 11 de janeiro de 2018 a 08 de julho de 2019. Durante este período o contingente nacional atingiu um efetivo máximo de 50 militares.

No 2˚ semestre de 2019, com a França a constituir-se como Lead Nation da EUTM-RCA, Portugal ajustou o efetivo do seu contingente para 19 militares, incluindo um militar da GNR, os três militares brasileiros e o novo cargo de 2˚ Comandante da missão.

  

EUTM RCA4 - 3119

 EUTM RCA5 - 3120

EUTM RCA6 - 3121


EUTM RCA7 - 3122

  EUTM RCA8 - 3123
 EUTM RCA9 - 3124

EUTM RCA10 - 3125


 

PÁGINA OFICIAL DA MISSÃO