FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 18.04.19 | 21h35
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

UE - EUFOR ALTHEA BiH (Bósnia-Herzegovina)


OBJECTIVOS                                                                         

Assegurar a transição da SFOR (Força da NATO) para a EUFOR (Força da União Europeia) a continuar a ajudar a manter um ambiente seguro na Bósnia e Herzegovina.

O Conselho da União Europeia (2004/570/PESC) decidiu conduzir uma operação militar na Bósnia e Herzegovina (BiH) no âmbito da Segurança Comum da UE e da Política de Defesa (PESD). A Operação EUFOR Althea foi lançada no dia 02 de Dezembro de 2004.

Esta operação liderada pela UE acrescenta de forma significativa para a promessa política da UE, nos seus programas de assistência e de policiamento em curso nas missões de acompanhamento com vista a ajudar a Bósnia e Herzegovina em realizar novos progressos de integração europeia no contexto do Processo de Estabilização e de Associação. A EUFOR é responsável pelo apoio das Forças Armadas da Bósnia e Herzegovina nas áreas de capacitação e treino.

Em 25 de Outubro de 2010, o Conselho da União Europeia confirmou o compromisso da UE de manter um papel activo de continuar a apoiar a nível militar, os esforços da Bósnia e Herzegovina para manter o ambiente seguro e protegido, sob um mandato renovado da ONU.

Em 21 de Março de 2011, do Conselho da UE salienta missões da UE CSDP, ou seja, a Missão de Polícia da EU Police Mission (EUPM) e da EUFOR Althea, como elementos importantes na sua estratégia geral para a Bósnia-Herzegovina.

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

Portugal tem neste TO,  militar em funções de estado-maior no QG da Força, em Sarajevo; militar como Oficial de Ligação, no QG do RCC 4 em Tuzla, e militares em duas Liasion Observation Teams (LOT) - Derventa e Modrica.

HISTÓRICO

Portugal iniciou a sua participação na operação ALTHEA da EUFOR, a força da União Europeia construída para emprego na Bósnia e Herzegovina, com sub-unidades do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado da Brigada Mecanizada Independente (2ºBIMec/BMI), no dia 2 de Dezembro de 2004.

Nesta data o 2ºBIMec/BMI, unidade das Forças Armadas Portuguesas que integrava a SFOR desde Julho desse ano, assegurou a representação nacional na nova força.

A EUFOR iniciou a sua actuação articulada da seguinte forma:

Comando em Sarajevo e 3 Task Forces multinacionais, com os respectivos comandos e quartéis-generais em Mostar, Banja Luka e Tuzla.

A Multinational Task Force North (MNTF N), sob comando finlandês, é composta por unidades deste país, gregas, turcas, eslovacas, polacas e portuguesas.

A unidade portuguesa designa-se,  nesta fase inicial,   Componente PRT, sendo PRT a designação do país seguindo-se as iniciais da brigada que preparou a unidade.

Esta Componente PRT integra um batalhão de manobra multinacional (MNBn), juntamente com unidades turcas e polacas. No primeiro semestre de 2005 o comando do MNB é garantido pela Turquia e no segundo semestre por Portugal.

A Componente PRT está aquartelada em Doboj e o comando do MNBn em Zenica. Além destes locais há militares portugueses colocados em Sarajevo, no quartel-general da EUFOR e no quartel-general da NATO que se mantém, embora muito reduzido, no país, em Tuzla no quartel-general da MNTF N e em duas outras localidades, Derventa e Modrica, integrando equipas de Ligação e Observação.

Em final de 2011, por decisão governamental decidiu-se dar por fim da participação portuguesa na Bósnia-Herzegovina, estando previsto a sua retração total até meio de Janeiro de 2012.

Quadro de Efectivos: 

 Quadro de efectivos actuais  Quadro de efectivos histórico

Quadro de efetivos atuais

 
Clique na Imagem Clique na Imagem 

 

 

 

 

 

 

LINKS: