FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Sexta-feira, 16.08.18 | 23h05
A A A  Imprimir Imprimir
CategoriasHeader
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

COM - Noticias



COM - COMANDO OPERACIONAL DA MADEIRA - 1447

Comandante Operacional da Madeira
Informação Geral Atividade Operacional
Notícias Estrutura História

 


VISITA DO CEMGFA AO COMANDO OPERACIONAL DA MADEIRA

 

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, visitou o Comando Operacional da Madeira (COM) em 15 de março de 2018.

Visita CEMGFA ao COM 1 - 2274 Visita CEMGFA ao COM 2 - 2275

Depois de ser recebido nas instalações do COM, no Pico da Cruz – Funchal, por uma Guarda de Honra constituída por militares dos três Ramos das Forças Armadas, teve a oportunidade de receber a apresentação de cumprimentos dos militares e civis que ali prestam serviço e agradeceu o notável empenho de todos para cumprir a missão das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira.

Durante a sua visita merece destaque, a cerimónia de inauguração de um mural alusivo aos “25 anos do Comando Operacional da Madeira” onde os objetos que o compõem, manifestam o “Espírito Conjunto” dos três Ramos das Forças Armadas constituindo a chave para o sucesso deste Comando Operacional.

Visita CEMGFA ao COM 3 - 2278 Visita CEMGFA ao COM 4 - 2279
Visita CEMGFA ao COM 5 - 2280 Visita CEMGFA ao COM 6 - 2281


 EXERCÍCIO ZARCO 2017

 O Comando Operacional da Madeira executou o Exercício Zarco 17, no período de 13 a 17 de novembro, tendo como temática principal "A cooperação das Forças Armadas com as Forças e Serviços de Segurança, no âmbito das ameaças e/ou agressões transnacionais".

Precedendo o exercício realizou-se um Seminário, no dia 12 de outubro, onde foi discutida esta temática e tendo como intervenientes representantes das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, destacando-se a presença da Secretária Geral do Sistema de Segurança Interna, Dr.ª Helena Fazenda.

Posteriormente realizou-se pela primeira vez, no dia 2 de novembro, com a presença do Comandante Operacional da Madeira, uma reunião do Gabinete Coordenador de Segurança da RAM, com o objetivo de debater o cenário do Exercício Zarco e respetivas preocupações de segurança.

O cenário criado para o efeito, teve por base a realização de uma Cimeira na Ilha da Madeira, tendo como ameaça identificada as ações de um grupo radical, para descredibilizar as organizações e instituições do mundo ocidental.

Este grupo, reconhecido por ter a capacidade de ações terroristas, ataques químicos e ciber-ataques, permitiu treinar a resposta a esta tipologia de incidentes.

Como resultado da estreita cooperação entre as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança envolvidas no exercício, foi executada uma demonstração em ambiente marítimo e terrestre, onde foi visível o empenhamento de unidades como:

  • Unidade de Intervenção em Riscos Tecnológicos do Serviço Regional de Proteção Civil;
  • Elemento de Defesa Biológica, Química e Radiológica do Exército;
  • Patrulha NRP "Tejo" da Marinha;
  • 2 Embarcações semirrígidas com agentes do Comando da Polícia Marítima do Funchal e agentes do Grupo de Ações Táticas da Polícia Marítima (Autoridade Marítima);
  • Vigilância Aérea (aeronave C295 da Força Aérea);
  • Sistema Radar SIVICC da GNR.

A demonstração ("Distinguished Visitors Day") contou com a presença de altas entidades, tais como, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto e o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes. O Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho também marcou presença em representação do Governo Regional, assim como, os mais altos representantes das Forças e Serviços de Segurança.

ZARCO17_1 - 2138 ZARCO17_2 - 2139
ZARCO17_3 - 2140 ZARCO17_4 - 2141

 


 SEMINÁRIO EXERCÍCIO ZARCO 17 

1.   O Comando Operacional da Madeira, realizou um seminário subordinado ao tema – “Cooperação Entre as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança no âmbito das ameaças ou agressões transnacionais, no dia 12 de outubro, nas instalações do Pico da Cruz. Este seminário de carácter regional, precede o exercício ZARCO 17 que irá realizar-se em novembro p.f. e contou com a presença de diversas entidades que apresentaram a perspetiva institucional relativa à temática em apreço. O seminário contou com a presença de S. Exa o Representante da República para a RAM e do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o Secretário Regional da Saúde em Representação do Presidente do Governo Regional.

2.   O seminário teve a seguinte agenda e intervenientes:

  • Intervenção do Exmo Comandante Operacional da Madeira, MGen Carlos Perestrelo;
  • A Perspetiva da Secretaria Geral do Sistema de Segurança Interna pela Dra. Helena Fazenda, Secretária Geral do Sistema de Segurança Interna;
  • A Perspetiva da GNR pelo MGen Santos Correia, Comandante da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana;
  • A Perspetiva da PSP pelo Superintendente Luís Simões, Diretor do Departamento de Operações da PSP;
  • A experiência de organização da Cimeira NATO 2010, pelo Brigadeiro-General Teodoro Maio, 2º Comandante da Academia Militar;
  • As Capacidades da Unidade de Intervenção em Riscos Tecnológicos pelo Dr. Valter Ferreira, do SRPC-IP RAM

 

Seminario_Zarco17_1 - 2074 Seminario_Zarco17_2 - 2075
Seminario_Zarco17_3 - 2076 Seminario_Zarco17_4 - 2077
Seminario_Zarco17_5 - 2078 Seminario_Zarco17_6 - 2079

 


TOMADA DE POSSE

DO

MGEN CARLOS ALBERTO GRINCHO CARDOSO PERESTRELO

 

O Major-General Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo tomou posse como Comandante Operacional da Madeira no dia 06 de Junho de 2017, substituindo o Major-General Rui Manuel Carlos Clero. A cerimónia realizou-se no Comando Operacional da Madeira, foi presidida pelo representante da República para a RAM, Ireneu Cabral Barreto e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas General Artur Pina Monteiro, entre outras individualidades militares, civis e religiosas.

Tomada de Posse MGen Perestrelo 1 - 2028 Tomada de Posse MGen Perestrelo 2 - 2029



 COMEMORAÇÕES DO 24º ANIVERSÁRIO DO COMANDO OPERACIONAL DA MADEIRA


Em 24 de março de 2017, o Comando Operacional da Madeira celebrou o seu 24º aniversário, com um conjunto de eventos, que este ano, ocorreram no Núcleo Regional da Liga dos Combatentes, com sede no Antigo Paiol. As comemorações foram presididas pelo Exmo Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, contou com a presença de S. Exª o General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, entre muitas outras Altas entidades civis, militares e religiosas. Este dia festivo teve o seu início com uma conferência alusiva ao centenário do Bombardeamento da cidade do Funchal pelos submarinos alemães, precedida pela cerimónia militar em apreço. A concluir estas comemorações descerrou-se um memorial em homenagem a militares mortos na Grande Guerra.

24º Aniversário do COM 1 - 2030 24º Aniversário do COM 2 - 2031
24º Aniversário do COM 3 - 2032 24º Aniversário do COM 4 - 2033