106.º aniversário da Batalha de La Lys

2024.04.15

​​​As Forças Armadas Portuguesas prestaram homenagem aos Soldados Portugueses que, com excecional coragem e bravura, combateram na Batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918. 

As cerimónias de homenagem tiveram início sábado, 13 de abril, no Cemitério Militar Português em Richebourg, onde estão sepultados 1831 militares do Corpo Expedicionário Português, e continuaram, seguidamente, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra em La Couture, local onde os Soldados Portugueses resistiram bravamente e possibilitaram que os Aliados sustivessem a ofensiva alemã. 

No domingo, 14 de abril, celebrou-se a memória dos 44 Combatentes Portugueses que se encontram sepultados no Cemitério oriental de Boulogne-sur-Mer seguindo-se, junto ao monumento da Cruz Vermelha Portuguesa em Ambleteuse, uma homenagem às enfermeiras portuguesas que, abnegadamente, se dedicaram ao tratamento de centenas de feridos da Grande Guerra. 

Os alunos das escolas Marcel Lejosne e Sacré-Coeur, um coro de jovens de La Couture e as crianças do Conselho Municipal da Juventude participaram nas Comemorações do 106.º aniversário da Batalha de la Lys, honrando desta forma o legado dos Combatentes do Corpo Expedicionário Português e das Enfermeiras da Cruz Vermelha Portuguesa que participaram na Grande Guerra em França. 

De entre as várias individualidades presentes nas cerimónias, destacam-se o Embaixador de Portugal em França, Embaixador José Augusto Duarte, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Francesas, General Thierry Burkhard, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, General José Nunes da Fonseca, a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Prof. Dr.ª Ana Isabel Xavier, o Presidente da Liga dos Combatentes Portugueses, Tenente-General Chito Rodrigues, e o Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Tenente-General Marco Serronha.