Saltar o menu

Entrega de drones à Célula de Planeamento de Operações Especiais decorre na Madeira

03 de fevereiro de 2025

​​​No dia 29 de janeiro, concluiu-se o processo de entrega de três Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANT), modelo “ALFA Exterior”, à Célula de Planeamento de Operações Especiais (CPOE) do Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

A entrega das aeronaves foi efetuada após um dia de formação e adaptação aos novos equipamentos, ministrada a quatro elementos da referida Célula pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação da Madeira (ARDITI) e pelo Núcleo de Iniciação à Operação e Experimentação de Sistemas Aéreos Não Tripulados do Comando Operacional da Madeira (COM).

O desenvolvimento deste modelo de drones faz parte do projeto “Drones Atlântica”, iniciado em 2021 ao abrigo do protocolo “Sentinela Atlântica”, em que participam o EMGFA, o Governo Regional da Madeira, a Faculdade da Madeira e a ARDITI.

O COM tem vindo a acompanhar todo este processo, como representante do EMGFA na Região, apoiando com a solicitação e teste de requisitos técnicos para satisfação dos requisitos operacionais.

​Espera-se agora que a CPOE, que conta com elementos dos três Ramos das Forças Armadas, possa participar com estes SANT no exercício DRONEX25, que decorrerá durante o mês de maio. ​​​

Data de Atualização: 03 de fevereiro de 2025