Saltar o menu

Prémio Inovação

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​

​“Desafios cibernéticos e Inovações para a Defesa Militar”​

Correspondendo ao desígnio de Dinamizar a Inovação nas Forças Armadas com vista à melhoria das capacidades militares, acompanhando a evolução da investigação e desenvolvimento na área das ciências militares e no sentido de promover sinergias entre as Forças Armadas e os polos tecnológicos da indústria e da comunidade académica, o Estado-Maior-General das Forças Armadas instituiu o “Prémio de Inovação nas Forças Armadas".

Este prémio, de atribuição anual, destina-se a reconhecer Ideias que possam contribuir para o desenvolvimento ou melhoria de capacidades militares tendo em vista o seu emprego em operações militares ou em operações de apoio a situações de emergência civil.

O tema do Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2024 éDesafios cibernéticos e Inovações para a Defesa Militar."

Com este tema pretende-se incentivar os participantes a apresentarem soluções inovadoras que permitam reforçar a capacidade de ciberdefesa a enfrentar os desafios emergentes no domínio de operações – Ciberespaço.

As propostas a concurso devem abordar soluções no âmbito do conhecimento e análise das ameaças no Ciberespaço “Cyber Threat Intel" no nível tático, operacional e estratégico, com a integração de tecnologias de análise baseadas em inteligência artificial, recorrendo à utilização de standards e protocolos existentes que garantam a interoperabilidade (STIX, TAXII, entre outros) e que permitam a partilha, em tempo real, da informação obtida no nível técnico (tático) dos Computer Incident Response Centers (CIRC's) (p. ex. IOC feeds) e o seu processamento tendo em vista o reconhecimento de padrões de atuação e de relações de ameaças para apoio do planeamento de operações no nível operacional e a tomada de decisão no nível estratégico.

Podem candidatar-se ao Prémio quaisquer pessoas singulares ou coletivas, militares ou civis, individualmente ou integrados em equipa.

​O Prémio é constituído por um troféu físico e um valor pecuniário atribuído às três melhores Ideias apresentadas.

​​​​

Links úteis:

​​Para questões adicionais, contacte: premio.inovaca​o.fa@emgfa.pt