Saltar o menu

Apoio às Operações – Destacamento de Apoio

2024.07.04

​​​Desde a sua chegada ao Teatro de Operações, a 15.ª Força de Reação Rápida Portuguesa, destacada na República Centro-Africana (15.ªQRF/MINUSCA), tem mantido um rigoroso plano de treinos para atingir a Capacidade Operacional Total - “Full Operational Capability".

Para atingir esse objetivo, na retaguarda da componente operacional (Unidade de Manobra), existe um apoio que garante as capacidades e valências da força, em condições de extrema exigência, como as encontradas no teatro de operações da República Centro Africana.

Os módulos do destacamento de apoio, mantiveram o seu treino e atividade, de forma a garantir o funcionamento real dos meios, capacidades e bem-estar da força, tendo sempre presente todo o espetro de operações de possível emprego da Quick Reaction Force. Nesse sentido, os módulos desenvolveram, entre outras tarefas, a manutenção das diferentes tipologias de viaturas, na melhoria de infraestruturas, verificação do estado dos materiais e equipamentos à responsabilidade da força, garantindo assim que a força está pronta.

Desta forma, todos contribuem com o seu melhor desempenho para a Full Operational Capability, consistindo num esforço e dedicação diário por parte de todos os militares que constituem a 15.ªQRF/MINUSCA, dando assim continuidade ao legado da Quick Reaction Force Portuguesa no TO.​