O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General José Nunes da Fonseca, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, presidiu esta manhã, na Base Naval de Lisboa, à Cerimónia de largada da Fragata “Dom Francisco de Almeida” que irá integrar o Standing NATO Maritime Group 1, a fim de participar na Operação Brilliant Shield da Aliança Atlântica.
No seu discurso, o General CEMGFA reconheceu o profissionalismo e elevada qualificação da guarnição do Navio “Dom Francisco de Almeida” e referiu que “a participação de navios portugueses sob a égide da NATO reveste-se de grande importância e notória visibilidade, e evidencia Portugal como um parceiro fiável e essencial para a postura aliada de defesa e de dissuasão”.
A Operação Brilliant Shield da NATO decorre no Atlântico Norte, mar do Norte, mar da Noruega e mar Báltico, e visa dar resposta ao contexto securitário envolvente, bem como promover a vigilância, reforçar a dissuasão e a capacidade de defesa da Aliança Atlântica.
A Fragata “D. Francisco de Almeida” é comandada pelo Capitão-de-fragata Santos Garcia, e conta com uma guarnição de 167 militares (24 Oficiais, 45 Sargentos e 98 Praças), incluindo um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados.