Saltar o menu

Homens de Ferro em Botes de Borracha

2024.07.07

​​​​O Elemento de Assalto Anfíbio (EAA), que integrou a Força de Fuzileiros Destacada na Lituânia, era constituído por um efetivo de 9 militares oriundos da Unidade de Meios de Desembarque. Este elemento garantiu o principal vetor de projeção da Força com a capacidade anfíbia que tão bem carateriza os Fuzileiros e que se encontra na sua génese. Com uma vaga constituída por 8 botes insufláveis, o EAA apoiou a Força de Fuzileiros nas suas várias tarefas, garantindo o seu desembarque e reembarque em qualquer área de operações, assim como Real Life Support sempre que necessário. 

O EAA operou ainda uma Embarcação de Alta Velocidade com que, frequentemente, apoiou o Elemento de Abordagem, Elemento de Ações Especiais e Mergulhadores de Combate, conferindo-lhes as capacidades de abordagem, escoltas a embarcações, segurança e interdição de área, inserção e recuperação por mar. ​

Com o conceito Light and Fast a importância da flexibilidade e agilidade dos meios anfíbios assume uma relevância acrescida, conferindo aos vários grupos a rapidez, agilidade, versatilidade e autonomia assim exigidos. 

Como diz o lema: Verdadeiros Homens de Ferro em Botes de Borracha! ​

​​​