A missão portuguesa de capacitação em São Tomé e Príncipe fez-se representar pelo NRP Centauro e pela Embarcação de Alta Velocidade (EAV) Príncipe nas comemorações do quadragésimo nono aniversário da independência de São Tomé e Príncipe, celebrado este ano na Região Autónoma do Príncipe.
A presença do dispositivo naval da Marinha Portuguesa na Região Autónoma do Príncipe, para a celebração da sua independência, destaca-se pelo compromisso conjunto com a segurança marítima e capacitação operacional e marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.
Durante a sua presença na referida Região, o Presidente da Região Autónoma do Príncipe, Dr. Filipe Nascimento, e a Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe, Embaixadora Cristina Moniz, deslocaram-se a bordo do NRP Centauro para uma visita.
A missão portuguesa de capacitação em São Tomé e Príncipe, prossegue com as suas atividades de apoio à fiscalização conjunta dos espaços marítimos e de capacitação operacional marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe. Através de um esforço conjunto, o NRP Centauro e a EAV Príncipe contribuem para a segurança marítima das águas santomenses e constituem-se como um importante contributo de Portugal para a segurança marítima do Golfo da Guiné.