O exercício lusófono FELINO 24 realiza-se em Portugal, entre 17 e 28 de junho de 2024, nas instalações da Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, na Base Aérea N.º 6 e no Campo de Tiro, em Alcochete, com o objetivo de preparar um Estado-Maior de uma Força Tarefa Conjunta e Combinada.
Durante a cerimónia que assinalou a abertura do exercício, presidida pelo Exmo. 2º Comandante Operacional das Forças Armadas Portuguesas, Vice-almirante Jorge Nobre de Sousa, foram hasteadas as bandeiras da organização da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos respetivos nove Estados-Membros que a integram.
Os países da CPLP participam no FELINO 24, através da integração dos seus militares na estrutura de direção do Exercício e no Estado-Maior da Força Tarefa Conjunta e Combinada.
Os exercícios militares da série “FELINO”, no âmbito da componente de defesa e cooperação da CPLP, visam aumentar o treino e incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados-Membros em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, conduzidas sob a égide da Organização das Nações Unidas.