Entre os dias 10 e 28 de fevereiro, uma delegação de militares dos três Ramos das Forças Armadas participou no exercício bilateral "Validación, Verificación y Confirmación Nacional 2025" (V2CN25), em Retamares, Madrid.
Conduzido em colaboração com as Forças Armadas de Espanha, o exercício centrou-se nas áreas de Comunicações e Sistemas de Informação, bem como na Ciberdefesa, com o objetivo de reforçar a interoperabilidade entre as duas nações aliadas.
A delegação portuguesa chefiada pelo Capitão-Tenente Carlos Correia foi constituída por 16 militares dos três Ramos – Marinha, Exército e Força Aérea – e por 5 civis da Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Eletrónica, S.A (EID).
Durante o exercício, foram conduzidos testes de conectividade e interoperabilidade que permitiram a partilha segura de informações e a construção de um panorama operacional comum em cenários simulados.
O V2VCN25, um dos exercícios fundamentais da NATO que proporciona um ambiente realista para a experimentação, validação e consolidação de capacidades, reuniu cerca de 100 participantes, entre militares e civis de ambos os países, demonstrando o compromisso conjunto no domínio da defesa e cooperação.