Forças Armadas na cerimónia de geminação entre Ponte da Barca e Ballancourt-sur-Essone

2024.05.29

​As Forças Armadas participaram, através do Adido de Defesa em Paris, na cerimónia de assinatura do pacto de geminação entre os municípios de Ponte da Barca e Ballancourt-sur-Essone, realizada no passado sábado, dia 25 de maio, em França, tendo em vista o reforço da cooperação luso-francesa.

A cerimónia decorreu na vila de Ballancourt-sur-Essone, onde reside uma grande comunidade de portugueses oriundos de Ponta da Barca, iniciando-se com os hinos nacionais de Portugal e da França, seguidos dos discursos oficiais pelos presidentes dos dois municípios e pelo Adido de Defesa, em representação do Embaixador de Portugal em França. Antes da assinatura do pacto de geminação, houve ainda lugar à interpretação de uma canção por um coro de lusodescendentes e franceses.

Na sua intervenção, o Comandante Silva Pinto lembrou os milhares de portugueses que combateram ao lado dos franceses, pelos valores da liberdade e da justiça, nos campos da Flandres, muitos dos quais aí estabeleceram morada após o primeiro conflito mundial, iniciando a vaga de emigração que se viria a intensificar nos anos 60 até ao 25 de abril de 1974, cujo cinquentenário celebramos este ano.

Realçou que Portugal e França são parceiros europeus democráticos e aliados políticos e militares e sublinhou o relevante contributo deste tipo de iniciativas de geminação para o fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação entre os dois países, nos domínios político, económico, social e securitário. ​