Militares portugueses na Lituânia recebem Ministro da Defesa Nacional

2024.05.30

Os militares portugueses que integram as Forças Nacionais Destacadas, na Lituânia, no âmbito das missões “Enhanced Air Policing” e “Assurance Measures” da NATO, receberam a visita do Ministro da Defesa, Doutor Nuno Melo, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves.  

Neste país, as Forças Armadas Portuguesas participam com 146 militares da Força de Fuzileiros da Marinha e com 84 militares e quatro aeronaves F-16M, da Força Aérea Portuguesa.  

Nos seus discursos, o Ministro da Defesa Nacional agradeceu a prontidão e o esforço dos militares portugueses, bem como a disponibilidade de honrarem a Bandeira fora do território nacional, contribuindo para a segurança na região.  

​​A presença das Forças Nacionais Destacadas na Lituânia faz parte dos compromissos internacionais de Portugal com a NATO, contribuindo para a segurança e a estabilidade no flanco leste da Aliança.