Decorreu, ontem, no Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante da Força de Reação Imediata (FRI) das Forças Armadas, Coronel Victor Sérgio Antunes Gomes, e ainda dos militares que compõem o Estado-Maior desta força para o ano de 2025.
O evento foi presidido pelo Vice-almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa, 2.º Comandante Operacional das Forças Armadas, e entre as entidades que marcaram presença na cerimónia destacam-se os representantes dos Comandos Operacionais dos 3 Ramos das Forças Armadas e também do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Na sua alocução, o Vice-almirante Nobre de Sousa destacou o elevado profissionalismo e resultados obtidos através do trabalho desenvolvido pelo Comandante cessante, Capitão-de-mar-e-guerra Alexandre Joaquim Gamurça Serrano, e deixou palavras de incentivo e motivação ao novo Comandante. Destacou, também, a recente colaboração entre o Ministério da Defesa Nacional, através das Forças Armadas, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros que permitiu o repatriamento de cidadãos nacionais que se encontravam no Líbano, em Israel e no Sudão, e que solicitaram apoio ao Estado Português. Agradeceu ainda, à Marinha, ao Exército e à Força Aérea, o apoio prestado em termos de Recursos Humanos que têm sido fundamentais para que a FRI cumpra a sua missão, permitindo, entra outas ações, continuar a apoiar os nossos que necessitem de apoio face à degradação das condições de segurança em determinados países.