Uma delegação do Estado-Maior-General das Forças Armadas visitou a Missão Portuguesa de Capacitação (MPC) na República da Guiné-Bissau, onde teve a oportunidade de contactar com as respetivas equipas temporárias.
A deslocação teve como principais objetivos fazer um ponto de situação das atividades desenvolvidas pela MPC e identificar áreas prioritárias de intervenção e apoio à capacitação das Forças Armadas guineenses para 2026.
Durante o programa, foram apresentados cumprimentos ao Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau e realizadas reuniões de trabalho com representantes do Ministério da Defesa Nacional, da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e do Estado-Maior das Forças Armadas da República da Guiné-Bissau, bem como com os Chefes de Estado-Maior dos Ramos das Forças Armadas locais.
A delegação visitou ainda a Escola Militar de Cumeré “Biagué Clussé Na N’Tán”, onde decorrem atividades formativas no âmbito das Equipas Temporárias de Capacitação.
O trabalho desenvolvido pela Missão Portuguesa de Capacitação, em estreita coordenação com a assessoria no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, foi amplamente reconhecido pelas autoridades guineenses. Destacou-se o profissionalismo e a dedicação dos militares portugueses, cujo contributo tem tido um impacto significativo no reforço das capacidades das Forças Armadas da República da Guiné-Bissau.