Força Nacional Destacada recebe Estandarte Nacional

2024.03.21

​​A Força Nacional ​​que será destacada para o Teatro de Operações da Lituânia no âmbito da missão 'Enhanced Air Policing 2024' (eAP24) da NATO, recebeu hoje, das mãos do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, o Estandarte Nacional.

No seu discurso, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ressalvou que “a missão Baltic Air Policing tem preponderante sentido persuasor, sinal da determinação coletiva da Aliança em dissuadir a Federação Russa de eventuais agressões ou ameaças contra países da NATO" e que “os militares portugueses irão executar tarefas importantes e essenciais, conforme compromisso de Portugal para a defesa coletiva da NATO".

Este será o 7.º destacamento de aeronaves F-16M que Portugal emprega ​em missões de policiamento aéreo nos bálticos, no âmbito das Assurance Measures da NATO. Estas missões compreendem o policiamento do espaço aéreo dos países bálticos através da identificação e interceção de aeronaves que não cumpram com as regras internacionais da aviação ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.​